SALPICÃO DE BOTICAS

fum-03

35,00 €

» Add to my wishlist

O Salpicão de Boticas é um enchido fumado, constituído por carne de porco da Raça Bísara, ou produto de cruzamento desta raça, desde que 50% de sangue Bísaro, cheio em tripa grossa de porco, tendo um formato recto e cilíndrico, com 10 a 20 cm de comprimento e um diâmetro de quatro a oito centímetros.

As carnes são devidamente condimentadas com sal, alho, pimentão picante, pimentão doce e vinho tinto produzido na região.

A cor exterior é castanha clara, mas no interior apresenta uma cor vermelho vivo, de tonalidade não homogénea. Para a elaboração do salpicão são utilizadas carnes do lombo e lombinho (lombelo) do porco, cortadas em pedaços de 5 a 10 cm. As carnes são colocadas num recipiente, tradicionalmente em cobre ou barro, onde é feita a condimentação e a mistura. À carne cortada adiciona-se sal, vinho tinto e alho e esta mistura – regionalmente conhecida por Sorsa – permanece em repouso, em locais frescos e pouco húmidos, por um período até 8 dias. A carne condimentada é então enchida em tripas grossas de porco. Posteriormente, passa-se à fase de fumagem e secagem, que dura aproximadamente 30 dias.

No customer comments for the moment.

Write your review

SALPICÃO DE BOTICAS

SALPICÃO DE BOTICAS

Write your review

Gastronomia Artesana Valenciana

Mel

Para além das riquezas das serras e dos rios, o concelho de Boticas tem, também, outros recursos naturais que são igualmente a base de sustento de produtividade do concelho. A produção agrícola, onde predomina a batata desde os anos 40, o centeio, o milho, a castanha e o vinho, também conhecido como “Vinho dos Mortos“.

Na produção animal distingue-se o gado bovino, nomeadamente a raça Barrosã, que compreende animais de porte médio e de grande força, que produzem pouco leite, mas cuja carne é de grande e inigualável qualidade. Muito procurada, dado que este gado se alimenta de excelentes pastos, que existem por todo o concelho.