A carne Barrosã é extremamente tenra e suculenta e muito saborosa. Tem uma cor rosada a vermelho escura, conforme se trate de vitela ou animal adulto. Na realidade estas valências, textura, cor, suculência e flavor dão a Carne Barrosã DOP uma qualidade ímpar. Aliada ao baixo teor de colesterol conferem propriedades promotoras de saúde. Ganhou medalha douro em 2013 no II Concurso Nacional de carnes tradicionais Portuguesas e sequentemente voltou a ganhar em 2014 não só na carne mas também no hambúrguer. Isto porque são alimentadas pelo azevém semeados pelos produtores e pelos seus pratos verdes dos lameiros e pastos naturais. Podendo esta carne ser consumida assada ou grelhada ligeiramente mal passada.
No customer comments for the moment.
Para além das riquezas das serras e dos rios, o concelho de Boticas tem, também, outros recursos naturais que são igualmente a base de sustento de produtividade do concelho. A produção agrícola, onde predomina a batata desde os anos 40, o centeio, o milho, a castanha e o vinho, também conhecido como “Vinho dos Mortos“.
Na produção animal distingue-se o gado bovino, nomeadamente a raça Barrosã, que compreende animais de porte médio e de grande força, que produzem pouco leite, mas cuja carne é de grande e inigualável qualidade. Muito procurada, dado que este gado se alimenta de excelentes pastos, que existem por todo o concelho.