FOLAR DE CARNE DE BOTICAS

pr-03

8,00 €

» Add to my wishlist

O Folar de Carne de Boticas é um pão de farinha de centeio, ovos e gorduras, recheado com carnes de porco fumadas. Apresenta um formato de meia-lua, de cor que varia entre o amarelo e o castanho claro, e um peso entre 1,5 e 2 quilogramas. Ao corte o Folar de carne apresenta uma massa alveolada, de cor amarelada, entremeada pelas carnes. A côdea tem uma textura mais densa, sendo relativamente pouco espessa.

O Folar de Carne de Boticas caracteriza-se por apresentar moderados teores em fibras, elevados teores em proteínas, elevado valor calórico e moderado grau de humidade.

Apresenta sabor e aroma bastante agradáveis, onde se diferenciam os sabores do pão ligeiramente salgado e gorduroso e das carnes que o integram. As carnes fumadas não perdem as suas características sápidas originais.

Tradicionalmente é cozido em fornos de lenha, de alvenaria ou metálicos, utilizando-se normalmente a lenha de carvalho ou urze para aquecer o forno.

No customer comments for the moment.

Write your review

FOLAR DE CARNE DE BOTICAS

FOLAR DE CARNE DE BOTICAS

Write your review

Gastronomia Artesana Valenciana

Mel

Para além das riquezas das serras e dos rios, o concelho de Boticas tem, também, outros recursos naturais que são igualmente a base de sustento de produtividade do concelho. A produção agrícola, onde predomina a batata desde os anos 40, o centeio, o milho, a castanha e o vinho, também conhecido como “Vinho dos Mortos“.

Na produção animal distingue-se o gado bovino, nomeadamente a raça Barrosã, que compreende animais de porte médio e de grande força, que produzem pouco leite, mas cuja carne é de grande e inigualável qualidade. Muito procurada, dado que este gado se alimenta de excelentes pastos, que existem por todo o concelho.